PUB

Fact-Checks

Sumo de uva é “um excelente remédio caseiro para emagrecer”?

5 Ago 2023 - 08:30
falso

Sumo de uva é “um excelente remédio caseiro para emagrecer”?

Alega-se nas redes sociais que “o sumo de uva é um excelente remédio caseiro para emagrecer porque ajuda na desintoxicação do organismo”.

Entre os supostos benefícios elencados na publicação partilhada no Facebook, defende-se que o sumo de uva “é um ótimo estimulante do metabolismo, ajudando na eliminação do excesso de alimento e de resíduos”, ao mesmo tempo que “ajuda a perder peso, contribui para a limpeza do sangue e ajuda o fígado a desempenhar melhor as suas funções”.

A receita, escreve-se, consiste em misturar dentro de uma liquidificadora uvas (com casca e sementes) e água.

O autor do post refere ainda que, para conseguir estes supostos efeitos, deve-se “tomar o sumo de uva pelo menos três vezes por semana”. Mas serão estas alegações verdadeiras? Beber sumo de uva tem efeitos na desintoxicação do organismo e na perda de peso? 

Sumo de uva ajuda a emagrecer, estimula o metabolismo e desintoxica o organismo?

sumo de uva remédio caseiro para emagrecer

Em declarações ao Viral, a nutricionista Inês Mazagão começa por explicar que “não existe nenhum alimento que, de forma isolada, promova o emagrecimento, ou faça aumentar o peso”. 

O Viral já verificou várias alegações sobre receitas de sumos e bebidas que prometem uma perda de peso rápida desde o chá de banana ao chá verde, passando pelo leite com farinha de linhaça e de soja, pelo vinagre caseiro de abacaxi, pela água com limão em jejum e pelo batido de aveia, maça e cenoura ao deitar. E em todos a conclusão foi a mesma: não há alimentos “milagrosos” no que ao emagrecimento diz respeito.

Posto isto, a nutricionista sublinha que as alegações feitas na publicação são falsas e que o sumo de uva não tem qualquer efeito no estímulo do metabolismo, na limpeza do sangue ou na perda de peso.

PUB

Inês Mazagão lembra que “o processo de perda de peso é extremamente complexo e depende de vários fatores”.

São eles, por exemplo, “o balanço energético negativo (consumir menos calorias do que gastamos)”, a “qualidade do padrão alimentar (densidade calórica versus densidade nutricional)”, a “prática de atividade física”, o “número de horas de sono”, a capacidade de “gestão dos níveis de stress” e características relacionadas com a “individualidade genética”.

A nutricionista sublinha, contudo, que o sumo de uva, se preparado como indicado no post em causa, irá conter antioxidantes e fibra (presente na casca) e poderá ser até uma bebida saudável quando incluída num regime alimentar equilibrado e completo. No entanto, beber este sumo isoladamente “não promove o emagrecimento”, nem contém “compostos ativos com efeitos diretos no emagrecimento”.

Inês Mazagão acredita que esta publicação pode resultar de uma falha de tradução do inglês para português: o termo “grapefruit” (em português, toranja) poderá ter sido confundido com “grape” (uva). A especialista explica que, ao contrário da uva, a toranja “tem efeitos metabólicos bem documentados”, podendo “interferir diretamente com a metabolização de alguns fármacos e alterando o seu efeito”. Por essa razão, a nutricionista alerta que é necessário ter precaução face “às interações” entre fármacos e alimentos.

Em conclusão, beber sumo de uva, por si só, não tem qualquer efeito comprovado no emagrecimento.

————————————————

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

PUB

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

falso

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

5 Ago 2023 - 08:30

Partilhar:

PUB